Sobre a Supra Contactos
Columbofilia
Beyers
Backs
Chevita
Travipharma
Remelco
Paloma
Pigeon Vitality
Dr. Brockamp
Wonder Pigeon
Bricon
Acessórios
- Afecções Verminosas


Ref.:



Os Vermes Peludos e Vermes Redondos são comuns nas colónias de pombos, sendo as Ténias menos comuns. Estes tipos de vermes vivem como parasitas no intestino delgado dos pombos.

Agentes patogénicos:

  • O Verme Peludo, Capillaria obsignata - um parasita muito delgado, com a aparência de um fio de cabelo - infesta várias espécies de galináceos além dos pombos. Os seus ovos tornam-se infecciosos após 8-9 dias de exposição ao meio-ambiente.
  • O Verme Redondo, Ascaridia columbae, afecta apenas os pombos. Os ovos tornam-se infecciosos após 2-3 semanas de exposição ao meio-ambiente.
  • Os dois tipos de Ténias, Hymenolepis columbae e Raillietina columbae, podem infestar os pombos. O seu aparecimento depende da existência de hospedeiros intermediários, necessários para o seu desenvolvimento (lesmas, besouros, formigas). Os pombos só são infectados se ingerirem um hospedeiro intermediário.

O espaço de tempo que separa a ingestão de ovos, a maturação sexual da nova geração de vermes e a primeira excreção de ovos nas fezes (período pré-patente) é de 5-6 semanas para Vermes Redondos, 3-4 semanas para Vermes Peludos e aproximadamente 2 semanas para as Ténias.
Todos estes tipos de vermes podem aparecer ao mesmo tempo.

Sintomas:
Os pombos infectados produzem excrementos de consistência variada 10-12 dias após a ingestão dos ovos ou de um hospedeiro intermediário. Inicialmente verifica-se um aumento do apetite, que diminui com a progressão do processo de infestação, e leva ao emagrecimento das aves. Os pombos fortemente infectados apresentam-se fisicamente debilitados e ficam apáticos, com a plumagem baça e eriçada.

Diagnóstico:
A infestação por Vermes Peludos ou Vermes Redondos é identificada por meio de um exame microscópico das fezes (preparadas segundo o método de suspensão).
Aquando do corte do intestino durante o exame a um cadáver, os Vermes Redondos de cor branco-amarelada são claramente visíveis, enquanto que os Vermes Peludos, delgados e brancos, requerem a preparação de um esfregaço, colocado sobre uma base plana que contém um líquido de contraste escuro.
Em muitos casos a mucosa intestinal também revela lesões inflamatórias e hemorragias fecais, resultantes das pequenas lesões escavadas pelos vermes.
A infestação por Ténias é demonstrada pela identificação dos segmentos (anéis) das ténias ou dos ovos nas fezes.

Outras doenças semelhantes:
Salmonelose, Coccidiose, Infecção por E.coli.

Tratamento:
Desinfestar todos os pombos da colónia ao mesmo tempo, usando uma cápsula de ascapilla®+ por pombo.
Antes de administrar a cápsula, esta deve ser humedecida com óleo alimentar. Depois de a introduzir pelo bico, massajar suavemente a garganta do pombo na direcção do papo, para assegurar que a cápsula desliza.
Verifique o resultado da desinfestação 3-4 semanas após o tratamento, através de exame microscópico das fezes.

Nota:
Não devem fazer-se desinfestações enquanto os borrachos estão a ser alimentados ou durante a muda.

NOTÍCIAS
Homologação dos constatadores

Constatadores electrónicos Bricon SPEEDY e Bricon X-treme

..
Ler mais
  Home | Produtos | Representações | Notícias | Links | Downloads | Sobre a Supra | Contactos
  2008 Supra - Suplementos e Rações Import / Export, Lda Design por Startup | admin