Sobre a Supra Contactos
Columbofilia
Beyers
Backs
Chevita
Travipharma
Remelco
Paloma
Pigeon Vitality
Dr. Brockamp
Wonder Pigeon
Bricon
Acessórios
- Catarro Infeccioso


Ref.:



As doenças que afectam o tracto respiratório são frequentemente infecções múltiplas. O aparecimento da doença é o resultado da combinação do efeito de agentes infecciosos com factores relativos ao ambiente do pombal, que reduzem a resistência das aves à infecção.

Agentes patogénicos:
A porta da infecção é aberta pelos micoplasmas e vírus, juntamente com fungos e tricomonas. Estes agentes reduzem a resistência do pombo, permitindo a colonização e multiplicação das bactérias causadoras da doença - pasteurella, bactérias cocci e coli. São estes agentes secundários que causam o actual quadro clínico do catarro, com os seus sintomas físicos e sonoros (respiração ruidosa, barulho do ralo).
No entanto, as bactérias não são a única causa da doença. Acontece frequentemente que certas condições do próprio pombal como a ventilação e arejamento insuficientes, correntes de ar, uma insuficiente quantidade de oxigénio e a elevada concentração de gases nocivos e poeiras reduzem a resistência das aves, tornando-as extremamente susceptíveis a infecções.

Sintomas:
Numa fase inicial, os sintomas são espirros e corrimento nasal aquoso, que se torna purulento e de cor castanho-amarelada numa fase mais aguda da doença. Aparecem também os primeiros sinais de que o pombo está fisicamente debilitado, nomeadamente a redução da ingestão de alimento e água, interrupção da muda e relutância em voar. O bico torna-se acinzentado e a ave coça a cabeça e a parte superior do bico. Com o bico aberto, pode ver-se a existência de muco viscoso que se espalha desde a base da língua até ao palato. Verifica-se também a pigmentação e inchaço da mucosa faríngea.
Num estado mais adiantado da doença, formam-se depósitos de cor amarelada junto à laringe. O processo inflamatório estende-se até à traqueia e aparelho respiratório inferior (sacos aéreos).

Diagnóstico da doença:
Normalmente, o "catarro infeccioso" pode ser diagnosticado apenas pela observação do comportamento das aves afectadas, sinais físicos de inflamação na zona da cabeça e aparelho respiratório e pela característica respiração ruidosa.
Á primeira suspeição da existência da doença, recomenda-se um exame veterinário e análises bacteriológicas para despiste do agente.

Outras doenças semelhantes:
Ornitose, Tricomoniase.

Tratamento:
Aplicar imediatamente, assim que apareçam os primeiros sinais
chevimulin-t
ou
chevicet®-t
ou
tylosin+ /
chlortetracyclin+
ou
aviosan.

Eliminar os factores que diminuíram a resistência das aves e causaram stress: exame do pombal (ventilação e saída do ar viciado), número de aves e níveis de poeiras.

Notas:
Não fornecer alimentação que contenha cálcio (por ex. grit) durante o tratamento, pois o cálcio bloqueia a clortetraciclina, reduzindo o seu efeito.
Não fornecer água para o banho.

NOTÍCIAS
Homologação dos constatadores

Constatadores electrónicos Bricon SPEEDY e Bricon X-treme

..
Ler mais
  Home | Produtos | Representações | Notícias | Links | Downloads | Sobre a Supra | Contactos
  2008 Supra - Suplementos e Rações Import / Export, Lda Design por Startup | admin