Sobre a Supra Contactos
Columbofilia
Beyers
Backs
Chevita
Travipharma
Remelco
Paloma
Pigeon Vitality
Dr. Brockamp
Wonder Pigeon
Bricon
Acessórios
- Infecção por E.coli


Ref.:



O Esqueriquia coli e as salmonelas são duas das causas mais frequentes de doenças bacterianas nos pombos.

Agente patogénico:
O E.coli existe normalmente na flora intestinal humana e dos animais de sangue quente. Estas bactérias, quando expelidas nas fezes, podem sobreviver durande vários meses no meio ambiente, mantendo a capacidade de se multiplicar. As bactérias Coli penetram no aparelho digestivo ou no aparelho respiratório - até mesmo nos sacos aéreos - juntamente com a comida ou água contaminadas, ou envolvidas com as poeiras do ar.

Progressão da doença :
A multiplicação profusa das bactérias E.coli provoca, num curto espaço de tempo, enterite grave que pode levar a consideráveis perdas de água e electrólitos.
As bactérias podem também penetrar na corrente sanguínea e colonizar órgãos internos, o que resulta num distúrbio sistémico, chamado colisepticemia, que após progressão para uma situação aguda pode levar à morte em poucas horas ou após vários dias.

Sintomas:
O quadro clínico caracteriza-se por sinais típicos de distúrbio sistémico, como apatia, recusa de alimento, aumento do consumo de água e início de definhamento. O aparelho respiratório pode também ser afectado, especialmente os sacos aéreos.

Diagnóstico:
Deve proceder-se a exame bacteriológico de amostras de órgãos nas 24 horas que se seguem à morte da ave, uma vez que a bactéria coli pode colonizar rapidamente os órgãos da ave morta o que torna difícil demonstrar o verdadeiro agente patogénico.
Deve fazer-se um antibiograma para determinar qual a medicação mais indicada para o tratamento.

Outras doenças semelhantes:
Salmonelose, Hexamitiase, Coccidiose.

Tratamento:
Deve iniciar-se o tratamento com furazolidon+ imediatamente após o aparecimento dos sintomas descritos. Pode ser necessário alterar o tratamento após os resultados dos exames bacteriológicos e antibiograma (por ex.: para ampicillin-t).

NOTÍCIAS
Homologação dos constatadores

Constatadores electrónicos Bricon SPEEDY e Bricon X-treme

..
Ler mais
  Home | Produtos | Representações | Notícias | Links | Downloads | Sobre a Supra | Contactos
  2008 Supra - Suplementos e Rações Import / Export, Lda Design por Startup | admin