Sobre a Supra Contactos
Columbofilia
Beyers
Backs
Chevita
Travipharma
Remelco
Paloma
Pigeon Vitality
Dr. Brockamp
Wonder Pigeon
Bricon
Acessórios
- Tricomoníase


Ref.:



A Tricomoníase está disseminada por todo o mundo, e afecta qualquer colónia. É uma doença particularmente temida no período da criação por causar perdas numerosas.

Agente patogénico:
O tricomona gallinae é um protozoário flagelado monocelular e móvel. Quase todos os pombos são portadores de tricomonas, que vivem nas mucosas do bico e da garganta, no esófago e no papo. Os pombos infectados expelem os parasitas na saliva e nas fezes. Os pombos adultos infectam os borrachos quando os alimentam.

Sintomas:
Nos pombos adultos e nos jovens, há uma notória diminuição da vitalidade, relutância em voar, diarreia e vermelhidão da mucosa da garganta. Conforme a infecção progride, aparecem manchas amarelas na mucosa palatal, que progridem para lesões com depósitos caseosos amarelados. Não devem arrancar-se estas lesões, pois há risco de hemorragia.
Os borrachos ainda no ninho desenvolvem infecção na região do umbigo, com formação de abcesso que pode propagar-se aos órgãos internos. Com cerca de 10-14 dias de idade, pode observar-se a existência de problemas intestinais, com fezes líquidas e de odor forte, bem como sinais de um crescimento insuficiente, enquanto os borrachos pedem constantemente comida.

Diagnóstico:
A existência de tricomonas é comprovada por exame microscópico de amostras de secreções da mucosa da faringe ou do papo de um pombo vivo ou recentemente morto. É possível identificar a doença num cadáver até 20 horas após a morte.

Outras doenças semelhantes:
Nos pombos adultos, o aparecimento de pontos brancos na parte posterior da garganta não indica tricomonas foci. Estes nódulos firmes, brancos ou cinzento-amarelados são cálculos salivares (sialolites), formados por secreções glandulares. São benignos e não devem ser retirados para não causar sangramento.

Tratamento:
Quando diagnosticada a existência de tricomonas, devem tratar-se todos os pombos da colónia simultaneamente com chevi-col®+.
Se for necessário aumentar a quantidade da água da bebida, no período de choco ou durante os meses mais quentes, não deve diluir-se a água que contém medicação. Quando esta terminar, deve dar-se água fresca.
Não fornecer água para o banho durante o período do tratamento.

NOTÍCIAS
Homologação dos constatadores

Constatadores electrónicos Bricon SPEEDY e Bricon X-treme

..
Ler mais
  Home | Produtos | Representações | Notícias | Links | Downloads | Sobre a Supra | Contactos
  2008 Supra - Suplementos e Rações Import / Export, Lda Design por Startup | admin