Sobre a Supra Contactos
Columbofilia
Beyers
Backs
Chevita
Travipharma
Remelco
Paloma
Pigeon Vitality
Dr. Brockamp
Wonder Pigeon
Bricon
Acessórios
- Coccidiose


Ref.:



A Coccidiose é uma doença do tracto intestinal dos pombos, disseminada por todo o mundo. Quase todos os pombos têm coccídeos alojados no intestino delgado.

Agente patogénico:
Os coccídeos são, juntamente com os tricomonas, os protozoários mais comuns nos pombos, que ocorrem sob a forma de duas espécies: E. labbeana e E. columbarum. Estas duas espécies infestam somente os pombos. Os coccídeos formam oóscistos, que só se tornam infecciosos depois de um período de maturação no exterior.

Progressão da doença:
Após serem ingeridos, os oóscistos continuam o seu desenvolvimento danificando a parede intestinal. 4 a 7 dias após a infecção, o pombo expele novamente oóscistos pelas fezes.
Há duas formas de coccidiose:
A forma assintomática (ou sub-clínica) é a mais frequente. Após uma primeira ingestão de pequenas quantidades de oóscistos, os pombos ficam imunes à infecção pela estimulação de mecanismos de defesa internos, sem que se verifiquem sinais visíveis da doença. Com esta protecção, reforçada pela ingestão constante de pequenas quantidades de oóscistos, as aves vivem numa espécie de equilíbrio, o que também as protege de doenças intestinais graves.
A forma aguda da doença, com perturbações visíveis, graves e generalizadas. A coccidiose ocorre quando os pombos jovens e ainda não protegidos são infectados pela ingestão de grandes quantidades de oóscistos, ou quando a imunidade dos pombos adultos é reduzida ou diminuída por factores causadores de stress.

Sintomas:
Forma assintomática:
As aves infestadas têm aspecto saudável, embora menos activas. Os excrementos tornam-se por vezes um pouco moles.
Forma aguda:
Os pombos visivelmente afectados têm diarreia muco-aquosa, de odor desagradável, de cor esverdeada e por vezes com vestígios de sangue. Ficam apáticos, com as penas eriçadas, bebem muito e comem pouco.

Diagnóstico da doença:
A existência de oóscistos coccidiais pode ser demonstrada através do exame microscópico das fezes (preparadas pelo método de suspensão).
Forma assintomática:
Encontra-se apenas uma pequena quantidade de oóscistos nas fezes (resultado = +).
Forma aguda:
As fezes revelam uma infestação moderada (resultado = ++), ou grave (resultado = +++).

Outras doenças semelhantes:
Salmonelose, Infecção por E.coli, Parasitoses.

Tratamento:
Forma assintomática:
Quando existe suspeita de infecção e os pombos revelam apenas uma infestação leve, não devem tratar-se para não perturbar o equilíbrio entre hospedeiro/agente patogénico.
Forma aguda:
Os pombos doentes tratam-se com chevi-kok. Como apoio ao tratamento, administra-se multivitamin EB12, em conjunto com uma dieta alimentar equilibrada.

Nota:
chevi-kok pode ser administrado durante a muda.

NOTÍCIAS
Homologação dos constatadores

Constatadores electrónicos Bricon SPEEDY e Bricon X-treme

..
Ler mais
  Home | Produtos | Representações | Notícias | Links | Downloads | Sobre a Supra | Contactos
  2008 Supra - Suplementos e Rações Import / Export, Lda Design por Startup | admin